domingo, abril 15

Tomate


O tomate possui vitamina A, C, vitaminas do complexo B, fósforo, beta-caroteno e potássio. Quando maduro, o tomate é vermelho graças à farta quantidade de licopeno, substância que combate os radicais livres por meio de sua ação antioxidante. Além disso, previne o câncer de próstata, ovário e mama, reduz o colesterol e ajuda na defesa do organismo contra infecções.

Se vive num espaço pequeno, saiba que pode, mesmo assim, cultivar tomates em vasos: certifique-se apenas que o solto é fértil e que os vasos sejam suficientemente largos para acomodar, de forma espaçosa, as raízes do tomateiro.

  • Plantio:  início da Primavera, cerca de 8 semanas antes da última geada e de preferência num local coberto. Quando atingirem uma altura de cerca de 10cm, devem ser colocados em vasos individuais e desbastados para fortificar a planta e promover o seu crescimento. 
  • Semear: colocar em cada alvéolo (ou cova) 2 a 3 sementes. Cobrir com terra peneirada e regar. Regar todos os dias com jacto fino. Cobrir com plástico para evitar perda da humidade.
  • Temperatura de cultivo: 29ºC, mas tolera mínimas de 10ºC até máximas de 35 ºC. Calor e humidade são prejudiciais à cultura, que pode desenvolver doenças. O cultivo exige cuidados, nutrientes e rigor nos tratos, pois a planta é muito sensível a várias pragas e doenças.
  • Os tomates requerem um espaço com muito sol, mas não calor excessivo, e que esteja abrigado da força do vento.
  • Solo: A terra é preparada com adubo ou estrume antes da plantação dos tomateiros. Peneirar para afinar os grânulos da terra e colocar no caixote ou sementeira. Recomenda-se ainda a aplicação frequente de fertilizante ao longo do período de crescimento dos tomateiros. 
  • Rega:  requerem água em abundância, principalmente na zona das raízes, que deve estar sempre húmida.



Quando o tomateiro já tiver quatro ramos com flores, deve-se cortar a parte superior do caule principal para impulsionar o amadurecimento dos tomates. Deve-se também eliminar todos os pequenos gomos que se formam entre as folhas do tomateiro, quando estes apresentarem um comprimento de 2cm. À medida que a planta vai crescendo e dando tomates, ate uma estaca para que este não vergue com o peso


O tomateiro tem um ciclo de 90 dias. Após os primeiros frutos ocorrem muitas camadas de flores e novamente frutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário