terça-feira, abril 10

Iniciando uma horta doméstica

 

O local

É essencial reservar um local bem iluminado para as nossas plantas. De preferência, deixe a sua horta num local com sol directo pelo menos parte do dia (+- 5 horas).

 

A terra

Passo 1: Encha um terço do vaso com pequenas pedras ou argila expandida para facilitar a drenagem. Lembre-se que os vasos devem ter furos para possibilitar a drenagem no fundo, é essencial para não haver apodrecimento da terra e das sementes.

Adicionando o substratoPasso 2: Coloque no vaso a seguinte mistura: 2 partes de terra comum, 1 parte de composto orgânico e 1 parte substrato, enchendo quase até a borda do vaso. O substrato pode ser composto de terra com húmus ou mesmo de terra vegetal pura (comprada em lojas).

Passo 3: Espalhe um pouco de areia ou coloque algumas pedrinhas em cima para evitar deixar a terra descoberta por muito tempo, assim não há perda de nutrientes.

Quando utilizar pés já desenvolvidos, lembre-se de aplicar estacas para auxiliar o crescimento vertical, especialmente no caso dos tomates, pimentos, ervilhas...

 

Sementeira

É utilizada para germinar as sementes. Podem-se utilizar muitos materiais, como caixas de ovos, copos de yogurte,

m

 

Plantio

Cada espécie precisa de um tamanho próprio de vaso. Na dúvida, opte por um vaso/recipiente com pelo menos 20 cm de altura.

As folhas velhas, amarelas e secas devem ser retiradas para permitir à planta crescer com mais vitalidade.

É fundamental que se verifique periodicamente ataque de pragas. Neste caso, deve utilizar-se apenas insecticidas naturais, pois as plantas serão utilizadas para consumo! O tema das pragas será motivo para novo post.

 

Rega e exposição

Regue regularmente, de preferência pela manhã. Mais do que uma rega por dia podm levar ao apodrecimento da raiz. A água deve ser limpa e, de preferência, sem cloro. Para saber se a terra precisa de ser regada verifica-se a humidade, que deve ser constante. A observação diária da planta é necessária para encontrar a quantidade ideal.

A exposição solar deve ser, no mínimo, de 4 horas por dia, de preferência com luz da manhã ou depois das 15h.

m

 

Adubação

Adube a horta uma vez por mês com composto orgânico ou húmus. Mas atenção: não remexa a terra do vaso. Isso pode matar a planta, uma vez que a raiz já está assentada.

 

Na varanda

 


Em locais pequenos a optimização do espaço é chave. As hortas verticais são uma excelente opção. Poderá plantar ervas aromáticas, plantas medicinais e pequenos legumes.














O que plantar?

Alface

Rúcula

Tomate

Pimento

Rabanete

Abóborinha

Cebola

Hortaliças

Ervas aromáticas (salsa, coentros, orégãos, mangericão, alecrim, hortelã, tomilho, cebolinho

Fruta (morangos,

Chás (cidreira

1 comentário:

  1. muito instrutivos as mostras em fotos. nota 10pela publicação. deniscccardoso@gmail.com

    ResponderEliminar