quinta-feira, maio 28

germinação de sementes comestíveis

A germinação de uma semente marca o nascimento de uma planta. Nesta etapa, os pequenos rebentos de grãos ou sementes contêm neles próprios toda o poder energético e nutricional necessário à sustentação e crescimento da vida!!! É nesta fase que o valor nutritivo da planta é muito mais elevado do que quando atinge o seu estado de maturação, apresentando níveis de enzimas essenciais, proteínas (15% a 30% mais), vitaminas do complexo B (até 10 vezes mais!) e vitaminas A, C, D, E e K (até 15 vezes mais!), minerais como o cálcio, fósforo, ferro, magnésio e potássio. Para não falar na clorofila. uma substância exclusiva do mundo vegetal que transforma a energia solar em energia química e que tem uma estrutura muito semelhante à nossa hemoglobina.

Como fazer?
1º - Escolhe as sementes (linhaça, girassol, sésamo, alfafa, gergelim, rabanete, trevo) ou grãos (arroz, quinoa, trigo, lentilha, feijão-mung, grão-de-bico, aveia, soja, ervilha).
2º - Coloca as sementes num frasco de vidro, cobre com água limpa e deixa de molho durante a noite (8-12 horas);
3º - Fecha a boca do frasco com tecido poroso ou rede plástica, preso com um elástico e guarda num sítio com pouca luz e fresco. Escorre a água que ficou durante a noite, passa por água nova e escorre novamente. Deixa o frasco inclinado com a boca para baixo para que não acumule água.
4º - Durante o dia, de seis em seis horas, lava as sementes e escorre a água para não acumular toxinas.

Mais informações

Sem comentários:

Enviar um comentário