quarta-feira, abril 18

Alho


Excelente na prevenção de doenças cardiovasculares e hipertensão. Aumenta o fortalecimento do sistema imunológico, combatendo o cancro gastrointestinal, evita os riscos de infarte, atua no colesterol, diminuindo o LDL, considerado o prejudicial, e aumenta os níveis do HDL.

Plantar alho é relativamente fácil, basta adquirir uma cabeça de alho, o melhor que encontrar, se possível orgânico, com a haste central bem firme. Abra a cabeça com cuidado e escolha os melhores dentes, os mais bonitos, brilhantes e gorduchos. Num vaso grande, coloque terra adubada e enterre o dente de alho com a parte da raiz para baixo e com a pontinha mais fina para fora da terra. Deixe bastante espaço entre os dentes (10cm), para o bulbo se desenvolver bem. Regue e deixe o vaso num lugar ensolarado.

SOLO - Os solos devem ser bem preparados e drenados previamente. A fertilização deve ser atempada e se possível efectuada na rotação anterior (colheita de couve ou milho). O uso de cinzas, geralmente ricas em potássio, é benéfico para um bom desenvolvimento.
CLIMA -  as estações ideais são a Primavera e o Outono. Os dentes de alho plantados na Primavera geralmente possuem um tamanho menor, mas sua conservação permanece por maior período.  Já os conhecidos alhos “roxos ou brancos” que são plantados em Outubro já oferecem um rendimento maior. Separe a cabeça de alho em dentes.
PLANTIO - Abra buracos com uma profundidade de 2,5 cm (dobro do comprimento dos dentes) e a intervalos de 18 cm. Por último, plante individualmente, com a extremidade pontiaguda para cima. O alho não tolera competição das plantas, requerendo por isso, após o plantio, que cubra o canteiro com palha, para manter a humidade do solo.
COLHEITA - O processo de amadurecimento leva entre 8 a 9 meses. Pode-se observar que está próximo, quando as folhas murcharem. O passo seguinte é retirá-los do solo e deixá-los secar naturalmente sobre a luz do sol.

Sem comentários:

Enviar um comentário